Área de Concentração e Linhas de Pesquisas

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades da Unilab, vinculado ao Instituto de Humanidades e Letras, tem por objetivo principal desenvolver atividades de ensino e pesquisa de caráter interdisciplinar. Iniciou suas atividades no nível de mestrado em 2016, a partir da convergência temática de um grupo de professores-pesquisadores provenientes do Instituto de Humanidades e Letras. O Programa é reconhecido pela CAPES, tendo sido recomendado com a nota 3,0. O ingresso no mestrado acontece anualmente e, não obstante o Programa NÃO garantir a concessão de bolsas, os/as mestrando/as contam com a possibilidade de serem contemplados com bolsas de estudo  da CAPES, da Funcap e da própria Unilab..

O MIH tem uma área de concentração e duas linhas de pesquisa:

Estudos Interdisciplinares em Humanidades:

A área de concentração contribuirá com uma formação epistemológica, comprometida com a pesquisa e/ou docência de natureza interdisciplinar e intercultural, em Humanidades. Tendo como propósito a internacionalização, interiorização e integração dos saberes, o mestrado estimulará a produção e difusão de conhecimentos no campo das Humanidades, especialmente no escopo dos temas elencados em suas linhas de pesquisa: Educação, Política e Linguagens e Trabalho, Desenvolvimento e Migrações. Com base nos saberes/conhecimentos gerados pelas investigações nas duas linhas, o programa contribuirá com uma reflexão crítica e criativa sobre (e para a minimização dos) efeitos decorrentes da crescente especialização e fragmentação do conhecimento científico e com o respeito à diversidade e sentido/significado de humanidade e mundo presentes nas múltiplas culturas.

Linha de Pesquisa 1 – Educação, Política e Linguagens:

Esta linha de pesquisa objetiva desenvolver investigações no campo da educação, da política e das linguagens, considerando os processos subjetivos e sociais que possibilitam o reconhecimento identitário de diferentes grupos no que diz respeito a aspectos como diversidade, singularidade e afirmação de processos histórico-culturais. Fundamentada numa abordagem tica, crítica e interdisciplinar, a linha de pesquisa valoriza o compartilhamento de teorias, métodos e conhecimentos da Filosofia, Letras, Pedagogia, Sociologia, Antropologia e História. Em consequência disso, a linha privilegia os seguintes temas de pesquisa: formação e trabalho docente, ensino de línguas e de ciências humanas, argumentação e modalidades, hábitos e construto de identidade pessoal e coletiva, gesto e política educacional, educação e relações étnico-raciais, ensino básico e superior e cooperação internacional, desenvolvimento urbano e regional, corpo, subjetividade e micropolítica, crítica da economia política, arte, estética, literatura e interculturalidade.

Linha de Pesquisa 2 – Trabalho, Desenvolvimento e Migrações:

Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar os processos históricos e sociais das comunidades, grupos e populares em contextos interculturais, especialmente o contexto dos países africanos e do Brasil, privilegiando os seguintes temas: colonialismo e pós-colonialismo; Estado, desenvolvimento e políticas públicas; migração, nacionalidades; democracia; diáspora e diversidade cultural; ritos, simbolismos, integração e identidades; história e luta de classes; trabalho e educação; corpo, saúde e doenças; memória e resistência indígena. Os conhecimentos produzidos nessa linha assentam-se no exercício de uma práxis interdisciplinar, contando com as análises da Antropologia, História, Educação, Filosofia, Sociologia, Letras e áreas afins.


Rua José Franco de Oliveira, S/N–CEP: 62790-978 – Redenção – CE – Brasil. Bloco A, sala 205, Campus das Auroras,
Coordenação do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades
mih@unilab.edu.br
(85) 3332-6113
Desenvolvido pela Seção de Portais e Aplicações Web (SPA) © 2019 - DTI / Unilab