II CICLO DE DEBATES LINGUAGEM, COLONIALIDADE E INTERSECCIONALIDADES: PERSPECTIVAS ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO

15 de junho de 2020 | Pubicado em: Notícias, Tópico em Destaque.

PROGRAMAÇÃO: MESAS-REDONDAS
15/06 – Genocídio da população negra brasileira, linguagem e educação
Dr. Marco Antonio Lima do Bonfim (GEDIRG – UECE/ Movimento Negro Unificado)
Mestrando Francisco Erik Silva (GEDIRG – UECE/ Movimento Negro Unificado)
Mediadora: Dra. Cristiane Sousa da Silva (NEABI – IFCE/ Jaguaribe)
22/06 – Corpos negros e negras na mídia: estereótipos e masculinidades negras em cena
Mestranda Rosane Lorena Brito (GEDIRG/ MIH – UNILAB)
Mestrando Andy Monroy Osório (GEDIRG – UECE)
Mediadora: Doutoranda Ametista de Pinho Nogueira Silva (PosLA – UECE)
29/ 06 – LGBT’s e mídia: da violência linguística ao populismo de direita no Brasil
Mestrando Eric Santos (GEDIRG – UECE)
Mestrando Raule Sousa (GEDIRG – UECE)
Mediador: Mestrando José Mailson de Sousa (MIHL -UECE)
06/07 – Por uma pedagogia de(s)colonial: o currículo em perspectiva antirracista
Doutoranda Ametista Pinho (PosLA/ GPADC – UECE)
Mestra Nádia Narcísa de Brito Santos (Egressa MIHL – UECE)
Alexandre Cezar da Silva (MAIE – UECE)
Mediadora: Mestranda Edleuza Silva (MAIE-UECE).
Encerramento: Dr. Marco Antonio Lima do Bonfim

METODOLOGIA DO CICLO:
O evento ocorrerá em formato de mesas-redondas no canal do GEDIRG UECE no YOUTUBE semanalmente às segundas-feiras das 16h às 18h, tendo os/as integrantes do GEDIRG bem como mestrandos/as do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE – UECE) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) como debatedores/as e mediadores/as a fim de apresentar os resultados das pesquisas acadêmicas em desenvolvimento no GEDIRG. Ambos, debatedores/as e mediadores/as receberão certificados emitidos pela Coordenação do MAIE- UECE.
Não haverá certificado de participação para os participantes (audiência).
Manteremos como postura geopolítico-epistêmico-racial (BERNARDINO-
COSTA, MALDONADO-TORRES, GROSFOGUEL, 2019) do evento a posição de promover, de forma dominante, a visibilização de negras e negros como intelectuais de acordo com Nilma Lino Gomes (2010) e Renato Noguera
(2014) que defendem esta postura.
O II Ciclo de Debates consolida a posição inter e transdisciplinar do
Ciclo promovendo e fortalecendo redes interinstitucionais entre quatro programas

de pós-graduação (strictu senso) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e
Indígenas do Instituto Federal de Educação do Ceará (NEABI – IFCE). Entre os programas pós-graduação estão o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), o Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras (MIHL), o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), todos da Universidade Estadual do Ceará e o Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).



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