Processo seletivo

O ingresso no Mestrado Interdisciplinar em Humanidades é regido por edital específico, publicado em conformidade com o calendário acadêmico da Pós Graduação. A seleção é realizada uma vez por ano.

O Colegiado do MIH institui uma Comissão Examinadora para cada Linha de Pesquisa responsável pela condução do processo de seleção.
Cada Comissão Examinadora será formada por 3 (três) professores quadro permanente do MIH, podendo ter membros, por decisão do colegiado, externos ao mestrado e/ou à instituição.
O número de vagas oferecidas pelo Mestrado Interdisciplinar em Humanidades – MIH é em número de 16, distribuídas entre as duas Linhas de Pesquisa da seguinte forma: 8 vagas para a Linha 1 (Educação, Política e Linguagens) e 8 vagas para a Linha 2 (Trabalho, Desenvolvimento e Migrações).
A Metade das vagas da seleção do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades é destinada a graduados brasileiros e a outra metade a candidatos provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial
Portuguesa (PALOP) e do Timor Leste.
É aberta 1 (uma) vaga específica para pessoas portadoras de deficiência, conforme o Decreto nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999.
O preenchimento integral das vagas oferecidas dependerá do desempenho dos candidatos nas avaliações, considerando-se todo o processo de seleção.
As vagas são distribuídas entre as duas Linhas de Pesquisas e pelo número de professores componentes do corpo docente permanente do MIH.
São habilitados à inscrição portadores de títulos de graduação em qualquer área do conhecimento.
São considerados habilitados (brasileiros e estrangeiros) os portadores de títulos de graduação de cursos reconhecidos ou revalidados pelo Ministério da Educação do Governo Federal Brasileiro.
Os candidatos portadores de títulos de graduação obtidos no Exterior, não reconhecidos e/ou revalidados pelo Ministério da Educação, podem se inscrever sob a condição de que o título seja expedido por Instituições de Ensino Superior Cooperadas/Conveniadas ou Parceiras da UNILAB.
A seleção dos candidatos é realizada por meio de Comissões Examinadoras, indicadas pelo Colegiado.
O processo seletivo acontece nas sedes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira em Redenção e em São Francisco do Conde.
Os candidatos da Bahia realizam a prova escrita de conhecimento e a entrevista no Campus dos Malês, sendo esta realizada por meio virtual através de dispositivos audiovisuais.
Os candidatos estrangeiros, nativos e residentes nos países parceiros (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) poderão realizar a Prova Escrita de Conhecimento e a Entrevista nos Centros Culturais das Embaixadas do Brasil, localizados nos respectivos países de origem.
Os candidatos estrangeiros, nativos e residentes nos países parceiros (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) realizarão a Entrevista por meio virtual através de dispositivos audiovisuais.


Rua José Franco de Oliveira, S/N–CEP: 62790-978 – Redenção – CE – Brasil. Bloco A, sala 205, Campus das Auroras,
Coordenação do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades
mih@unilab.edu.br
(85) 3332-6113
Desenvolvido pela Seção de Portais e Aplicações Web (SPA) © 2019 - DTI / Unilab