Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH) / UNILAB
Portal do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

OFICINA DE COMPREENSÃO LEITORA DE TEXTOS ACADÊMICOS EM LÍNGUA ESPANHOLA – ÁREA DE HUMANIDADES E CIÊNCIAS SOCIAIS – Inscrições até 12 de janeiro

Data de publicação  02/01/2024, 10:06
Postagem Atualizada há 8 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

A Oficina se propõe ao desenvolvimento de técnicas de compreensão leitora skimming e scanning em espanhol como língua estrangeira (ELE), especificamente nos gêneros de produção acadêmica e divulgação científica nas áreas de humanidades e ciências sociais. A proposta será desenvolvida por meio de abordagem prática de imersão e síntese leitora, mediante 10 (dez) encontros presenciais de 04 h/a (quatro horas/aula) cada no âmbito do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB, às quartas-feiras pela manhã (8:30 às 12:30) entre os dias 17/01/2024 e 27/03/2024, totalizando 40h/a.

Em outras palavras, o objetivo da Oficina consiste em promover/treinar estratégias de compreensão leitora e de interpretação de textos acadêmicos, produzidos em língua espanhola, para aqueles/as que têm a língua portuguesa como a sua primeira língua. Serão exercitadas técnicas de compreensão leitora instrumental – procedimentos de skimming e scanning – e de aproximação comunicativa – approach to speech – em conteúdos textuais teóricos e científico-filosóficos, especificamente nas áreas de humanidades e ciências sociais.

Para aqueles/as que participarem de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) dos encontros será conferida certificação.

A proposta se destina a qualquer público interessado, no limite de 25 (vinte e cinco) vagas, sem especificações nem pré-requisitos além de serem os/as candidatos/as leitores/as fluentes e assíduos de textos de temáticas relacionadas às humanidades e às ciências sociais, escritos em língua portuguesa. A
seleção deverá se dar por ordem de inscrição dos/as interessados/as.

O público-alvo é todo/a e qualquer estudante ou pesquisador/a na área de humanidades e ciências sociais que pretenda desenvolver suas habilidades de leitura e compreensão em língua espanhola, seja para fins de submissão a testes de proficiência na língua, seja para o desenvolvimento de estudos, pesquisas e projetos pessoais nos quais a proficiência na compreensão leitora em língua espanhola seja uma habilidade ou ferramenta importante.

Especificamente, o  Exame de Proficiência Leitora em Língua Espanhola (EPLLE), tanto na UNILAB, quanto em outras instituições, atende à necessidade de certificação das/os alunas/os que precisem comprovar proficiência em língua estrangeira junto a programas de pós-graduação das universidades brasileiras.

Será disponibilizada aos/às cursistas inscritas/os uma pasta com provas simuladas de proficiência leitora, bem como de outros textos de artigos e ensaios científicos nas áreas de humanidades e ciências sociais produzidos originalmente em língua espanhola.

Sobre o proponente: a Oficina será ministrada pelo Professor Francisco Vítor Macêdo Pereira (Pós-doutor em Filosofia, Licenciado em Língua e Literatura Espanhola, docente do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades).

LINK DE INSCRIÇÕES: https://forms.gle/y3ic9H91EkjrDWYY6

INSCRIÇÕES DE 03 A 12 DE JANEIRO DE 2024