Manifestação de repúdio do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades
(MIH/ UNILAB)
Recebemos com profunda tristeza e indignação a notícia da violência sofrida por uma de nossas estudantes. Expressamos nossa total solidariedade à estudante e à sua família, reafirmando nosso compromisso com a construção de um ambiente seguro, acolhedor e respeitoso para todas as pessoas. É inaceitável que atos de violência continuem a marcar a trajetória de quem busca apenas aprender, crescer e exercer plenamente seu direito à educação.
O Colegiado do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, diante da situação envolvendo a discente matriculada em nosso curso, vem a público manifestar total repúdio a toda e qualquer manifestação de ódio verbal ou físico no âmbito das dependências da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e na sociedade.
Diante disso, evocamos especial atenção ao Plano de Desenvolvimento Institucional que diz, em seu item 5.1.5. das Ações de estímulo à permanência, que será dado “acompanhamento social de demandas relacionadas aos discentes em situações de saúde e violências encaminhadas por setores internos na UNILAB”. Por isso, encorajamos as denúncias que envolvam situações de violências e destacamos a iniciativa do Instituto de Humanidades pela recente criação da “Comissão Permanente de Enfrentamento e Prevenção, às Violências, Assédios, Preconceitos e Discriminações do IH”.
Por fim, cobramos ações institucionais que, pautadas na rigorosidade de apuração dos fatos resultem em responsabilização exemplar a todo e qualquer ato de violência praticado que acomete pessoas da comunidade universitária.
Colegiado do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades
Redenção, 20 de agosto de 2025.